sexta-feira, 15 de julho de 2011

Penne com Paleta de Cordeiro

De volta ao blog depois de um tempinho super atarefado! Como sinto falta do meu espaço para compartilhar receitas gostosas! Mas com tudo de volta ao normal na vida e com bastante tempo livre, aqui estou eu.

Como já disse aqui uma vez, existem alguns chefs que me inspiram e que sou fã de carteirinha! O Claude Troigois é um deles. Acho seu programa Que Marravilha simplesmente incrível! E essa receita de hoje vem de lá! Assisti semana passada e me deu tanta água na boca que não tinha como não prepará-la! Vale cada segundo de espera, pois é daquelas receitas demoradas e que requerem tempo, bastante tempoooooo. A paleta de cordeiro exige um marinado de 12 horas + 6 horas de cozimento do forno! Fica tão macia que solta do osso quase desmanchando... Gente, só experimentando pra saber! Fica a dica para aqueles dias que se está inspirada e com tempo livre pra cozinhar, esperar e esperar! =)

Penne com Paleta de Cordeiro

INGREDIENTES
Rendimento: 6 pessoas famintas =)

Marinado
1 paleta de cordeiro de aproximadamente 1 kg
1 cebola grande picadinha
1 cenoura grande em cubinhos
1 alho-poró grande picadinho
5 dentes de alho picadinhos
alecrim
tomilho
sal
pimenta-do-reino
1 copo de vinagre de vinho tinto
vinho tinto seco para regar
50ml de azeite extra-virgem

600g de penne grano duro
200g de cogumelos paris fresco cortados em 4
150g de bacon cortado em tirinhas
2 C.S. de manteiga
150g de mini-cebolas cortadas em 4
salsinha picada
tomilho picado

MODO DE PREPARO
Tempere a paleta de cordeiro em um pirex com todos os ingredientes do marinado, exceto o vinho tinto. Cubra com papel alumínio e leve a geladeira por 12 horas.
Após esse tempo, leve ao forno 180 graus por 6 horas, regando de hora em hora com um pouco de vinho tinto. (Fiz da seguinte forma: As primeiras duas horas, levei ao forno com o papel alumínio. Após esse período, retirei o papel alumínio e comecei a regar com o vinho de uma em uma hora. O resultado foi excelente.)
Passadas as 6 horas, retire a paleta do pirex e desfie grosseiramente com a ajuda de um garfo.
Em um liquidificador, coloque o marinado que sobrou no pirex e bata com as 2 colheres de manteiga. Resultará num purê bem grossinho. Reserve.
Em uma frigideira antiaderente em fogo alto, doure o bacon. Acrescente as pétalas de cebola e refogue bem. Junte os cogumelos e salteie. Desligue o fogo e tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve.
Cozinhe a massa até que esteja al dente.
Em uma frigideira grande, coloque o purê do marinado e deixe esquentar.
Acrescente a massa cozida ainda quente, o cordeiro desfiado, o refogado de cogumelos, salsinha e tomilho picados. Acerte o sal e pimenta-do-reino. Misture tudo e sirva imediatamente com um punhado de queijo parmesão ralado na hora. Hummmmm.....

2 comentários:

  1. Ola Mirella,

    Acabei de conhecer seu blog e já quero testar essa receita, deliciosa essa marinada.

    Bjos, Dani

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin