quinta-feira, 14 de abril de 2011

Arroz Maria Isabel

Quinta-feira é meu dia oficial de entrar na cozinha. Quer dizer, na minha cozinha. Tenho folga no restaurante e tiro esse dia pra cozinhar pra família. Deixo a preguiça e o cansaço da semana de lado e me aventuro no meu cantinho preferido. Hoje perdi a hora e acordei tarde demais, o que me deixou com pouquissímo tempo pra inventar muita moda e por isso lembrei dessa receita que de vez ou outra aparece em nossa mesa.

Aprendi esse arroz há muito tempo atrás, com uma menina do piauí que trabalhava na minha casa, e desde que nos foi apresentada, nunca mais saiu do nosso cardápio. Não tem nenhum segredo, mas acredito que as coisas simples e sem mistérios da vida é que são as melhores. Nada mais é do que um arroz com carne de sol bem temperadinho. Servimos com uma mandioca fritinha na hora crocante e douradinha! Delicioso o pecado da gula...


Arroz Maria Isabel


INGREDIENTES

1 xic e 1/2 de arroz parboilizado

500g de carne de sol cortada em cubinhos

1 cebola grande picada

1/2 pimentão amarelo em cubinhos

3 tomates sem pele e sem sementes em cubinhos

4 dentes de alho picadinhos

2 cubinhos de caldo de carne

2 C.S. de manteiga de garrafa

3 xic de água

salsinha picada a gosto

cebolinha picada a gosto

sal a gosto

pimenta-do-reino a gosto


MODO DE PREPARO

Em uma panela, aqueça a manteiga de garrafa e frite os cubinhos de carne de sol, até que estejam dourados. Misture a cebola e o alho e refogue junto com a carne. Acrescente o pimentão e o tomate e deixe refogar. Junte os caldos de carne e misture até que estes se dissolvam. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Acrescente o arroz, misture bem e junte a água para o cozimento. Acerte o sal. O tempo de cozimento é de aproximadamente 20 minutos. Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo e misture as ervas frescas.

3 comentários:

  1. Esse arroz também é chamado de Maria Isabel aqui no Mato Grosso...é uma delícia mesmo...

    bjim

    ResponderExcluir
  2. Excelente aspecto e que cores lindas.

    ResponderExcluir
  3. huuummm apetitoso!!

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin