segunda-feira, 13 de abril de 2009

Risoto de Salmão com Alho-Poró

Tenho uma paixão declarada por cozinhar (e comer...) risotos, e confesso que já estava me sentindo um pouco mal por não preparar nada diferente há algum tempo. Foi aí que passeando no supermercado (coisa que quando estou inspirada e com boa cia pode levar hooooooras) dei de cara com um filé de salmão rosado e suculento e tive que levar. O namorado torcei nariz por um instante pois anda meio enjoado da iguaria, mas foi só eu soltar um "Vou fazer um risoto!" que tudo mudou.. Tenho um risotomaníaco de plantão que adorou a novidade! Sei que não é invenção nenhuma essa prato, mas nunca tinha feito antes e adorei o resultado. O sabor fica bem leve e suave, vale a pena experimentar.

Risoto de Salmão com Alho-Poró
INGREDIENTES
50 gramas de manteiga
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1 caneca de arroz arbóreo
60 ml de vinho branco seco
300 gramas de filé de salmão
1 alho poró cortado em tiras
50 gramas de queijo parmesão ralado
aproximadamente 1,5 litro de caldo de legumes
azeite para grelhar
sal
pimenta do reino

MODO DE PREPARO
Em uma frigideira alta com azeite, sele os filés de salmão temperados com sal e pimenta-do-reino, de maneira que fiquem dourados, porém não muito. Com a ajuda de uma espátula vá quebrando os filés transformando-os em lascas grandes. Retire da frigideira e reserve.
Retire o azeite restante da frigideira e coloque metade da manteiga. Refogue a cebola e o alho. Junte metade do alho-poró e refogue mais um pouco. Acrescente o arroz e deixe refogar bastante. Junte o vinho e mexa até evaporar. Vá juntando caldo de legumes quando necessário mexendo sempre. Acerte o sal (não se esqueça que ainda vai entrar o queijo parmesão). Quando estiver quase pronto, junte o alho-poró restante e o salmão em lascas e misture bem. Desligue o fogo e acrescente a outra metade da manteiga e o queijo parmesão ralado. Bata bem o risoto e se necessário acrescente um pouco de caldo. O risoto deve ficar cremoso e úmido. Decore com tiras de alho-poró frito.
obs: Quando digo para bater o risoto, quero dizer mexer vigorosamente, pois dessa forma o amido restante no grão se desprende e o arroz fica com uma liga cremosa e aveludada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin