sábado, 4 de outubro de 2008

Risoto de Perdiz

Uma das coisas que mais gosto de cozinhar são risotos. Estou sempre inventando e buscando novas combinações. Ontem fiz uma busca no meu freezer e achei duas perdizes que comprei já há algum tempo e que estavam ali, esperando alguma idéia minha que nunca chegava. Resolvi experimentar fazer um risoto de perdiz e até que não foi má ideia! O segredo pra mim de um bom risoto está no caldo. Um caldo bem feito faz toda a diferença. Com certeza o trabalho extra de fazer um bom caldo caseiro vale a pena. Cozinhei pro meu namorado que assim como eu é fã número 1 de risotos! Aí vai a receita:
Risoto de Perdiz

INGREDIENTES
Para o caldo:
1 C.S. de óleo
1 litro e meio de água
ossos das perdizes
1 cenoura
1 cebola grande
1 ralo de salsão
tomilho
manjericão
salsa
alecrim

Para o molho de perdiz:
2 perdizes desossadas
1/2 cebola pequena picadinha
1 xícara de caldo
60 ml de vinho do porto
ervas de provence
azeite

Para o risoto:
1 litro de caldo de perdiz
molho de perdiz
150 gramas de arroz carnarolli
50 gramas de manteiga
2 alhos amassados
1 cebola picadinha
60 ml de vinho branco seco
50 gramas de queijo parmesão ralado
pimenta-do-reino
sal

MODO DE PREPARO
Caldo:
Esquente bem uma panela. Coloque o óleo e acrescente os ossos e deixe fritar bem. Quando os ossos estiverem BEM dourados, acrescente o mirepoix (cebola, cenoura e salsao picados). Misture bem e acrescente 1 litro e meio de água. Junte as ervas e deixe em fogo baixo até que reduza a um litro. Passe por uma peneira e reserve.

Molho de Perdiz:
Corte as perdizes em cubinhos pequenos e tempere com sal e pimenta do reino. Coloque azeite em uma frigideira e sele os cubinhos de perdiz. Quando estiverem dourados e macios, acrescente a cebola bem picadinha e mexa bem. Junte então o vinho do porto e deixe evaporar. Acrescente o caldo e deixe ferver. Junte as ervas de provence. Ajuste o sal.

Risoto:
Coloque metade da manteiga numa frigideira alta e acrescente a cebola e o alho. Refogue bem. Acrescente o arroz e mexa. Junte o vinho branco, sempre mexendo. Quando evaporar, comece a juntar o caldo aos poucos e mexendo até que o arroz esteja al dente. Quando estiver quase pronto junte o molho de perdiz e misture bem. Tire do fogo e acrescente o queijo parmesão e o restante da manteiga, mexendo vigorasamente (batendo o risoto). Se necessário, acrescente um pouquinho de caldo. Decore com um raminho de manjericão e sirva imediatamente.

Um comentário:

  1. tambem sou uma apaixonada por rissoto..êsse seu ficou demais..amei a receita..conhecendo seu blog..e..amando..bjus

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin