segunda-feira, 23 de maio de 2011

Boeuf Bourguignon da Julia

Para estreiar minha nova panela Le Cruiset, só mesmo um prato a la Julia Child. Desde que assisti Julie e Julia que morro de vontade de fazer seu famoso Bouef Bourguignon. Lembro da minha boca salivar quando a panela é aberta após 3 horas de forno na cozinha apertadinha e charmosa de Julie.. Humm..

Enfim foi minha vez! Não tenho o livro (ainda), mas a receita é facilmente encontrada no meu braço direito Google. Minha maior dificuldade foi decidir que carne usar na preparação, já que a Julia indica alguns cortes de carne que sinceramente, não fazia a menor ideia do que eram! No EUA, o boi é cortado totalmente diferente daqui do Brasil e por essa razão, resolvi seguir a sugestão do site Mixirica, onde encontrei a receita traduzida.

Vou ser super sincera agora: Se vc não tem paciência, desista desse prato! É um prato que exige dedicação, tempo e paciência. Eu, amoooooo ficar 2 horas na cozinha, mas sei que não é pra todos! O resultado foi ótimo, mas não gostei muito do lagarto na receita. Ficou ressecado e totalmente diferente do músculo, que desmanchava na boca. Numa próxima vez, com certeza vou usar só músculo ou talvez acém. Mas enfim, é daquelas comidas reconfortantes que dá vontade de comer de colher num dia frio e de baixo de um edredom. Vamos a receita que peguei tb no Mixirica!

Boeuf BourguignonINGREDIENTES
- 170g de bacon
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 quilo de carne em cubos de 5cm (usei 500g de músculo e 500g de lagarto)
- 1 cenoura
- 1 cebola
- 1 colher de chá de sal
- ½ colher de chá de pimenta
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 3 xícaras de vinho tinto (Julia sugere um vinho encorpado e jovem, como um Chianti)
- 2 a 3 xícaras de caldo de carne*
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 2 dentes de alho amassados
- 2 raminhos de tomilho
- uma folha de louro
- o toucinho do bacon

Remova o toucinho e corte o bacon em tirinhas de aproximadamente 0,5cm por 4cm. Coloque em uma panela com cerca de 1,5L de água e ferva tudo por 10 minutos. Escorra e deixe secar. Ligue o forno para que aqueça em temperatura média-alta (cerca de 230ºC).

Seque os cubos de carne em papel toalha, para que dourem facilmente. Frite o bacon (exceto o toucinho) no azeite e quando dourado retire com uma escumadeira e reserve. Deixe a gordura esquentar até quase fazer fumaça. Aos poucos, frite os cubos de carne na gordura do bacon, sem encher muito a panela para que dourem por igual, por todos os lados. Retire os cubos já dourados e reserve junto ao bacon frito.

Doure a cenoura cortada em rodelas e a cebola em fatias na mesma gordura. Descarte o excesso de gordura ao final. Volte a carne e o bacon à panela junto com os vegetais e tempere com sal e pimenta, salpique a farinha de trigo, misture e leve a panela ao forno, deixando a farinha dourar sobre a carne por 4 minutos ou mais. Retire do forno, mexa a carne e retorne a panela ao forno, deixando mais 4 minutos. Ao final, retire a panela e abaixe a temperatura do forno para 160ºC (fogo baixo).

Derrame na panela o vinho e o caldo de carne, cobrindo a carne. Adicione o extrato de tomate, os dentes de alho esmagados , as ervas e o toucinho. Leve à fervura na chama do fogão. Tampe a panela e transfira-a para o forno, deixe na grade mais baixa do forno, e regule o calor para que o líquido ferva apenas levemente. Deixe cozinhar por 2 e ½ a 3 horas, ou até que consiga espetar um garfo na carne com facilidade.

Enquanto a carne assa, prepare as Cebolas e Cogumelos Glaceados e reserve-os.

Quando a carne estiver macia, coe o conteúdo da panela fazendo com que o molho escorra em uma panela menor. Retorne a carne e o bacon à panela original e disponha as cebolas e cogumelos sobre eles.

Retire a gordura aparente do molho e leve ao fogo baixo, fervendo levemente por alguns minutos e retirando alguma gordura que venha a aparecer na superfície. Você deverá obter cerca de 2 xícaras e meia de molho, espesso o suficiente para cobrir o verso de uma colher. Se o molho ficar muito ralo, ferva-o por alguns minutos até reduzir e espessar. Já se estiver espesso demais, ajuste a consistência com um pouco de caldo de carne. Ajuste o tempero, controlando com cuidado o sal e a pimenta. Derrame o molho sobre os a carne e os vegetais. Até este ponto, a receita pode ser preparada na véspera.

Se for servir na hora: aqueça a panela por alguns minutos, umedecendo a carne e os vegetais com o molho. Sirva na própria panela do cozimento ou arranje em um prato, complementando com batatas, massa ou arroz. Se quiser, decore com salsinha.

Se for servir mais tarde: mantenha em geladeira depois de frio. Cerca de 20 minutos antes de servir, aqueça, tampe e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 10 minutos, umedecendo os vegetais e a carne com o molho.

*Prefira o caldo de carne caseiro. Ferva em fogo baixo por cerca de 2h ou mais uma cenoura, uma cebola e um talo de salsão com um pedaço de carne com osso e algumas ervas do seu gosto. Escorra, resfrie, retire o excesso de gordura e pronto. Receita despojadamente traduzida e adaptada da original de Julia Child, Louisette Bertholle e Simone Beck, publicada no livro “Mastering the art of French Cooking”, publicado pela editora Alfred A. Knopf.

Cebolas e cogumelos glaceados
INGREDIENTES
- 1 colher de sopa de manteiga
- 400 a 500g de cebolas nanicas para conserva, descascadas
- 1 xícara de vinho tinto
- cerca de 300g de cogumelos variados ou de sua preferência
- sal e pimenta-do-reino a gosto

Derreta a manteiga em uma frigideira grande ou panela rasa. Coloque as cebolas inteiras e cozinhe mexendo sempre até dourar. Derrame o vinho sobre as cebolas e deixe cozinhar até quase secar, por cerca de 20 minutos. Depois disto, junte os cogumelos e tampe a panela. Cozinhe até os cogumelos ficarem macios e o molho ficar levemente espesso. Tempere com sal e pimenta e posteriormente junte ao boeuf bourguignon.

2 comentários:

  1. Amiga,
    me lembro que fizemos esse prato na faculdade com peito de vaca! Tb me lembro que achei gostosão! Acho que pode ser uma opção boa de carne!
    Realmente esse prato demora horas! Kkkkk! Compartilho de sua opinião! É desses pratos de comer em dias frios debaixo do edredon mesmo! Delícia!
    Beiijuuuu!!!

    ResponderExcluir
  2. Caroline Ródio Ballardin14 de julho de 2011 16:30

    Adoro seu blog.
    Várias receitas tuas fizeram sucesso!
    Parabéns!
    Semana que passou, estive em Washington e no museu "American History" tem a cozinha e utensilios da Julia.
    Muito legal.
    Até comentei com meu marido sobre seu blog e a receita do boeuf.
    Fiquei hipnotizada olhando aquela cozinha!
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin