terça-feira, 28 de julho de 2009

Casarecce ao Forno a la Jamie

Assistindo aos programas interessantíssimos do Jamie Oliver, tenho descoberto receitas maravilhosas que focam na simplicidade em tudo, desde da quantidade de ingredientes até seu modo de preparo. Por ser super a favor deste "lema" resolvi preparar essa massa deliciosa no forno. Essa receita Jamie preparou no seu programa A fuga de Jamie pra Itália para 30 pessoas na cidade de Puglia. O que achei mais interessante do episódio foi ver Jamie tão apreensivo pra cozinhar pros italianos da região, já que como ele mesmo presenciou, são tradicionais e exigentes com sua comida regional. Com um forno improvisado, fez em pouco tempo, esse prato simples e maravilhoso. Ele usou o orichiette, massa típica da região confeccionada a mão pelas nonas em uma vila que ele visitou. Tudo muito rústico, simples e delicioso, exatamente como devia ser.

Aqui em casa, somos todos loucos por macarrão, mas confesso que não saimos muito do tradional macarrão com molho de carne, ou bolognesa ou carne desfiada. Temos até o dia do macarrão toda semana: Sexta-Feira! Sexta passada resolvi preparar essa massa diferente, e todo mundo adorou! Usei casarecce pois era a única massa curta que tinha na despensa, mas já comprei o orichiette e inclusive já fiz repeteco! hehehe Aí vai a receita:


Casarecce ao Forno a la Jamie
INGREDIENTES
300 gramas de casarecce (ou qualquer massa curta de sua preferência)
1 lata de tomate pelati
2 tomates grandes concassê (sem pele e sem sementes)
3 dentes de alho
1 cebola pequena picadinha
manjericão
azeite
150 gramas de queijo parmesão ralado fino
250 gramas de mussarela de búfala cortada em fatias grossas
sal e pimenta-do-reino

MODO DE PREPARO
Cozinhe a massa em água fervente com sal até que esteja al dente.
Em uma panela, refogue o alho e a cebola em azeite.
Junte um punhado de folhas de manjericão e refogue junto.
Acrescente então a lata de tomate pelatti e os tomates concassê.
Deixe ferver por 15 minutos.
Ajuste sal e pimenta-do-reino.
Em um refratário, coloque um pouco do molho. Por cima coloque metade da massa cozida ainda quente, cubra com metade do molho. Disponha metade das fatias de mussarela de bufala, folhas de manjericão, e metade do parmesão ralado. Coloque o restante da massa, molho, mussarela de búfala, manjericão e o parmesão por cima. Leve ao forno pra gratinhar por uns 10 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin