terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Salmão Gratinado com Alho-Poró e Batatas

Não é comum ter salmão no freezer da minha casa, pois meu pai é mais adepto ao sashimi fresco do que pratos quentes com esse peixe, mas me deu vontade de comer e resolvi fazer essa receita. É uma maneira diferente de servir o salmão que se destaca por seu alto teor de ômega 3, gordura saudável e benéfica especialmente para o coração. Eu particularmente adoro a combinação de salmão com alho-poró e o molhinho de ervas dá um toque especial. Caso não ache o requeijão com ervas, use o requeijão comum e acrescente ervas frescas como salsinha e manjericão picadinho que fica igualmente gostoso.

Salmão Gratinado com Alho-Poró e Batatas
INGREDIENTES
600 gramas de filé de salmão cortado em pequenas postas
3 batatas
1 alho-poró cortado em fatias finas
3/4 de copo de requeijão com ervas (Itambé)
100 ml de leite
1 colher (sobremesa) de manteiga
queijo parmesão ralado pra polvilhar
azeite
sal
pimenta-do-reino

MODO DE PREPARO
Limpe o salmão, retire a pele e as espinhas se necessário. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Aqueça uma frigideira, coloque azeite e grelhe as postas de salmão apenas para que fiquem douradas de ambos os lados. Disponha as postas lado a lado em um pirex.
Descasque as batatas, corte em fatias não muito grossas e cozinhe em água com sal até que fiquem macias.
Em uma frigideira, aqueça o azeite e a manteiga e refogue rapidamente o alho-poró. Disponha o alho-poró sobre as postas de salmão. Na mesma frigideira, acrescente o requeijão de ervas e o leite e deixe ferver por alguns minutos.
Disponha as rodelas de batata cozidas sobre o alho poró e despeje o molho de requeijão por cima de tudo. Polvilhe o queijo parmesão e leve ao forno quente até gratinar.

Um comentário:

  1. Olá, Mirella ! Parabéns, esta receita de Salmão Gratinado com alho-poró e batatas, já faz parte do meu cardeninho de receitas. Fiz ontem, que delícia. Meu namorado comeu ficou o jantar inteiro elogiando. Abraços e Sucesso!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin