terça-feira, 28 de outubro de 2008

Ceviche de Linguado com Chips de Mandioquinha

Com menos de um mês para me me formar no meu Curso de Gastronomia, a saudade já está super apertada! Apesar de todos os pesares, aprendi muito e fiz amizades que com certeza são para vida toda. Com a ânsia de experimentar novas receitas, acabo não refazendo as que aprendi, ou na faculdade ou nos vários livros que compro, e que não são poucos. Tenho vício por receitas, livros e revistas sobre gastronomia. Meu pai sempre diz que eu precisaria de duas vidas pra dar conta de fazer tantas receitas. Talvez ele tenha razão, mas a tentação de comprar um lançamento é mais forte do que eu!
Bom, resolvi que vou começar a postar algumas receitinhas que aprendi no meu curso com mais frequência e honrar o trabalho dos professores queridos que tive a oportunidade de conhecer durante os 2 anos de faculdade.
Hoje vou postar um dos meus favoritos que é o Ceviche de Linguado com Chips de Mandioquinha! O ceviche pode ser feito com vários tipos de peixe e nada mais é do que fazer um "cozimento" do peixe cru em um marinado de limão. O limão siciliano é bem mais suave e leve do que o taiti e fica perfeito nessa receita! A crocância dos chips combinados com o peixe é deliciosa. É uma ótima entrada e fica com um visual que alimenta aos olhos!

Ceviche de Linguado com Chips de Mandioquinha
INGREDIENTES
200 gramas de filé de linguado
2 limões sicilianos
1/2 pimentão amarelo picadinho
5 gramas de gengibre ralado
2 mandioquinhas
cebolinha picadinha
salsinha picadinha
azeite
1 pimenta dedo de moça sem sementes picada
sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO
Corte o filé em diagonal, como sashimi.
Rale o gengibre.
Corte o pimentão em brunoise bem pequeno.
Corte a pimenta dedo de moça em brunoise.
Corte a mandioquinha bem fininha em rodelas. Frite em óleo quente para fazer os chips.
30 minutos antes de servir, misture o limão, o sal, pimenta do reino e gengibre ao peixe. Leve a geladeira. Tire da geladeira e misture azeite a gosto.
Sirva o peixe com o pimentão, a pimenta dedo de moça, salsa e cebolinha repicados por cima. Tempere com mais azeite e acerte o sal. Sirva com o chips de mandioquinha.
Receita do Prof. Luiz Trigo, da Universidade Unieuro, DF.

Um comentário:

  1. Parabéns por essa finalização de curso, agora vem as novas etapas.
    Eu nos meus dois cursos (Comunicação e o gastronomia)chorei mto, bem sou maria chorona mesmo hehehe
    Ficou lindo o seu Ceviche.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin