quarta-feira, 10 de setembro de 2008

TAPAS!!!

Vou começar hj uma série de TAPAS espanholas. Sexta passada fiz uma reunião aqui em casa para alguns amigos e fiz várias tapas! Ficaram todos uma delícia! Sucesso total! Pra quem não conhece, tapas são petiscos quentes ou frios servidos em happy hours ou até mesmo substituindo refeições. As tapas podem ser consumidas a qualquer hora do dia e são geralmente rápidas e fáceis de se preparar e muito saborosas. Tradicionais da Espanha, estão aos poucos conquistando seu espeaço na mesa dos brasileiros. Fiz uma pesquisa para escolher quais tapas iria servir e encontrei tanta coisa deliciosa que no fim das contas acabei tendo que cortar algumas por falta de tempo de preparar tudo! hehehe Descobri os ingredientes que não podiam faltar nas tapas e adaptei algumas receitas para que todos fossem utilizados nas minhas preparações.

Ingredientes básicos para as tapas:

* Azeite de boa qualidade
* Azeitonas
* Alho
* Jamon Serrano (Presunto Cru)
* Queijos
* Pimenta
* Ervas (salsa principalmente)
* Páprica
* Tomate
* Pimentões
* Cebolas
* Frutos do Mar

A receita de hj vai ser um Montadito. Montadito nada mais é do que um pedaço de pão com alguma coisa em cima, que pode ser qualquer coisa mesmo, como rosbife, pimentões assados, cogumelos, etc.. Fiz um Montadito com Pesto de Manjericão e Presunto de Parma e Cozido. Aí vai a receita:

Montaditos com Pesto de Manjericão e Presunto

INGREDIENTES
fatias de pão italiano
fatias de presunto de parma
fatias de presunto cozido
folhas de manjericão para decorar
azeite

Pesto de Manjericão:
50 gramas de folhas de manjericão gigante
1 C.S. de pinole
1 C.S. de queijo parmesão
quanto baste de azeite
sal a gosto

MODO DE PREPARO
Pincele azeite nas fatias de pão italiano e leve ao forno pelo tempo necessário para dar uma tostada, mas com cuidado para que não vire torrada.
Faça o pesto da seguinte forma: Num mini-processador, coloque as folhas de manjericão, o pinole e um pouco de azeite. Processe até que vire uma pasta homogênea. Acrescente mais azeite se necessário. Junte o parmesão e processe novamente. Acerte o sal.
Depois que as fatias de pão estiverem frias, passe o pesto em um dos lados do pão e disponha uma fatia de presunto de parma ou cozido por cima (fiz dos dois tipos e ficaram igualmente gostosos!). Decore com folhinhas de manjericão e regue com um fio de azeite.

3 comentários:

  1. Que deliiiicia amiga!!!
    vou fazer aqui em casa!!!

    Bejuuu

    saudade!!

    ResponderExcluir
  2. Hummm. Essas receitinhas fazem sucesso em qualquer evento!
    Você sempre proporciona o melhor da mesa à pessoas queridas. Isso sim que é inovação!
    Parabéns Mi!
    Farei tuudo!
    Depois eu digo se ficou tão bom quanto os seus!
    hahahaha!

    Beijos

    Anna Carolina Marmitt

    ResponderExcluir
  3. Mirella, vezes por outra costumo navegar na internet para ver o que nós brasileiros já adaptamos e claro melhoramos e muito. Confesso que demorei chegar até as suas. Porém valeu e muito. Parabéns pelas suas dicas. Ainda mais eu que sou um chato quanto algumas adaptações para com a comida espanhola, mas as suas estão 10.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin