segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Risoto de Arroz Vermelho

Adoro compartilhar descobertas e experimentações interessantes aqui no blog e esse risoto é um desses casos. Primeiro conheci o arroz negro e já falei sobre ele algumas vezes por aqui e no quanto eu adorei ter sido apresentada a esse novo grão. Agora mais um novo e delicioso grão pra minha despensa! Simplesmente amei o arroz vermelho! Acho que até mais que o negro! Não sei, preciso pensar! rsrs  A verdade é que como uma amante da gastronomia sempre estou a procura de novos ingredientes e sabores e esse arroz foi uma deliciosa surpresa. Pesquisei diversos modos de preparo e decidi prepará-lo do mesmo modo que costumo preparar o arroz negro e no fim deu super certo. Ambos tem um sabor acastanhado que surpreende o paladar.
Servi como acompanhamento para um Filé de Tilápia a Belle Meunière e achei que combinou perfeitamente.

Risoto de Arroz Vermelho

INGREDIENTES
Rendimento: 2 porções

1 xic de arroz vermelho
20g de manteiga
1 cebola pequena picadinha
3 dentes de alho picadinho
60ml de vinho branco seco
3 xic de caldo de legumes
40g de queijo parmesão ralado
20g de manteiga gelada
sal
pimenta-do-reino

MODO DE PREPARO
Numa panela de pressão, refogue a cebola e o alho na manteiga até dourar. Acrescente o arroz vermelho e misture bem. Junte o vinho branco e espere que seja absorvido. Acrescente o caldo de legumes, ajuste o sal e a pimenta-do-reino. Tampe a panela, após a pressão, abaixe o fogo, e deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos (o arroz ficará al dente). Abra a panela, acrescente o parmesão ralado, a manteiga gelada e mexa vigorosamente para que fique cremoso. Se necessário, acrescente uma concha de caldo de legumes para que o risoto atinja o ponto desejado.

3 comentários:

  1. Jura? Arroz em panela de pressão?!?! Isso é novo pra mim! bjs

    ResponderExcluir
  2. Tem que ser Leozito! Esse arroz tem um grão bem mais duro e por isso a pressão facilita e diminui o tempo de cozimento! Fica uma delícia! Faz e me conta! Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Comprei o arroz vermelho hoje e vou fazer neste fim de semana.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin