sábado, 23 de agosto de 2008

Simplicidade é o segredo!

Estive hj num breve curso, dos muitos oferecidos pelo Congresso Alimenta 2008 aqui em Brasília, com o renomado Chef Salvatore Loi, do Grupo Fasano. Italiano da Sardenha, super atencioso e discreto, nos ensinou duas massas deliciosas. O chef enfatizou um lema em que venho tentando me basear já há algum tempo sobre a importância da simplicidade na culinária. Nada de mascarar sabores num exagero de ingredientes. A tendência moderna é usar poucos ingredientes, sem muita complicação para que cada sabor e aroma seja apreciado da melhor forma possível. Menos, hj em dia, é mais. Me impressionou o quanto um simples ravioli de ricota poderia ter um show de sabores em que cada ingrediente utilizado tem seu destaque no prato. O molho tem o frescor das ervas e a leveza do azeite de oliva para chamar o gosto das coisas, tudo isso combinado com delicadeza do limão siciliano. Vale a pena experimentar e tenho certeza que vai surpreender!

Culigionis con Ricotta e Limone Siciliano ao Sugo

Para a massa:
INGREDIENTES
1 xícara (chá) de farinha de sêmola
1¼ xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água morna

MODO DE PREPARO
Numa tigela grande junte as duas farinhas, acrescente água morna aos poucos e misture com as mãos, trabalhando a massa até ficar lisa, compacta e homogênea. Deixe descansar por 30 minutos.
Abra um pedaço da massa até ficar fino como papel. Numa metade, distribua montinhos de recheio a cada 5 cm. Pincele com água e dobre a massa fechando os raviólis. Corte formando quadrados de 5 cm com o recheio no meio de cada um. Repita o procedimento até acabar a massa.

Para o recheio:
INGREDIENTES
500 g de ricota de ovelha fresca (pode usar a comum, é só adicionar um pouquinho de creme de leite fresco para que fique mais cremosa)
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Raspas de 2 limões sicilianos
1 colher (chá) de açúcar
½ colher (chá) de sal
folhas de manjericão em julienne

MODO DE PREPARO
Passe a ricota em uma peneira fina, acrescente o restante dos ingredientes e misture bem. Reserve.

Para o molho:
INGREDIENTES
300 g de tomate pelado italiano em lata
300 g de tomate fresco sem pele, cortado em cubos
15 folhas de manjericão
6 colheres (sopa) de azeite extra virgem
½ colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino, moída na hora
1 pitada de açúcar
MODO DE PREPARO
Numa frigideira aqueça três colheres (sopa) de azeite. Junte metade do manjericão e deixe fritar por 2 minutos. Acrescente o tomate pelado (sem o líquido da lata), os cubos de tomate fresco, tempere com o sal, pimenta-do-reino, uma pitada de açúcar e deixe cozinhar por 6 minutos.
Bata o molho no liquidificador e volte para a panela passando por uma peneira grossa. Acrescente o restante do azeite e do manjericão. Numa panela grande ferva 4 litros de água e 1 colher (sopa) de sal. Cozinhe os raviólis por 4 minutos.
Esquente o molho e espalhe 2 colheres (sopa) no fundo de cada prato. Disponha os raviólis e cubra com o molho restante. Decore com manjericão e sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin